O TRANSPORTE e AS ESTRADAS




O TRANSPORTE DE PRODUTOS 
E DE PESSOAS...


Primeiramente o transporte tanto de cargas como de pessoas era feito apenas com cavalos e mulas (chamadas de cargueiros).


Logo surgiram as carroças e os carretões. Os carretões eram como os caminhões de hoje, muito fortes e resistentes faziam o frete de grandes cargas. 



Existiam os carretões de tolda que levavam madeira para Joinville e traziam de lá todo tipo de produto para as mercearias, para esse tipo de carretão, puxado por vários cavalos.


Tinha também os carretões de mato, que eram usados para arrastar tora, nesses eram usados talvez até mais de 06 cavalos, ou então se usavam bois. Um carretão desses custava cerca de 25 alqueires de terra.




Carretão chegando na serraria com as toras trazidas do mato.
Imagem de propriedade de Romeu Wagner.


As carroças e charretes eram usadas para transporte de pessoas e pequenas cargas. Existiam também umas carroças maiores que eram usadas para muitos passageiros, como um ônibus de hoje em dia.


O transporte dos ricos e 'granfinos' era o 'trole'. O 'trole' era um tipo de caminhonete, tinha banco estofado, era fechada na parte da frente e coberta com tolda, que podia ser aberta ou fechada conforme o tempo e era puxada por belos cavalos. O 'trole' era o transporte mais chique da época, que também eram usadas normalmente nos funerais.


O primeiro carro foi comprado por Eduardo Schumann, uma 'Limousine'. Eduardo adquiriu mais tarde também um velho caminhão para transportar toras.


Seu Carlos Wagner assim que pôde adquiriu uma 'baratinha', na qual gostava de transportar a criançada.


Com o tempo os veículos de transporte foram aumentando e se diversificando.

Caminhão saindo da vila do Toldo, seguido por um carroça, em 1920.
Imagem de propriedade de Ivo kuchler.



 Caminhão utilizado para transporte de toras.
Imagem de propriedade de Romeu Wagner.


 Ônibus de Rio dos Poços, passando por Bela Vista do Toldo e indo para Canoinhas.
Imagem de propriedade de Tereza Tyszka Borges (Nena).


Veículos existentes no ano de 1942.
Imagem de propriedade de vários moradores.



 Rua Estanislau Schumann em 1960.
Imagem de propriedade de Tereza Tyszka Borges (Nena). 


Bicicleta - melhor meio de transporte dos jovens da época.
Imagem de propriedade de Cristiane Pereira.




COMO ERAM AS ESTRADAS...


As estradas eram os carreiros abertos pelos primeiros moradores que foram sendo alargados e se transformaram em estradas, sendo de chão batido e muito precárias.


Quando a estrada precisava de melhorias ou estava de muito difícil acesso os moradores se reuniam, faziam um 'pixirum' ou mutirão e em conjunto passavam o arado e trabalhavam com cortadeiras para melhorá-las, dessa mesma forma também faziam pequenas pontes e assim conservavam as estradas e garantiam a locomoção de quem precisasse.


Somente muito mais tarde surgiram as primeiras motoniveladoras (patrolas) que o município de Canoinhas enviava para esse trabalho.


2 comentários:

  1. Curto ver coisas antigas e historians do passado.
    In feliz ente nao da muito detalhe data's no mes de pessoas de familia, da localidade Etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Também adoro conhecer essas histórias antigas. Na verdade, não tenho muito tempo disponivel para me dedicar e colocar mais informações nesse blog. Mas se vc me disser qual família e/ou localidade se interessa... posso apressar o passo e fazer uma pesquisa direcionada.

      Excluir