quarta-feira, 31 de outubro de 2012

100 anos da GUERRA DO CONTESTADO


100 ANOS DA GUERRA DO CONTESTADO


O Centro de Eventos Oscar Pereira recebeu no dia 29 de outubro de 2012, um evento marcante que abordou a Guerra do Contestado e os reflexos ainda existentes no município de Bela Vista do Toldo e em toda a região.


O evento foi prestigiado por professores e alunos da EEB Estanislau Schumann, moradores locais e visitantes de vários municípios vizinhos.



No rol de entrada, os visitantes puderam observar uma belíssima exposição de objetos antigos, pertencentes ao Museu Schimborski e a algumas famílias do município e também material artístico de alunos e da Profª Siomara Figura, como o quadro de São João Maria, mostrado logo abaixo.







No início do evento todos prestigiaram a apresentação de dança: CHICA PELEGA - 100 anos de Contestado, com os alunos do Núcleo Municipal Juliana Tomporoski Krull, da localidade de Serra do Lucindo, orientados pela Profª Edilaine Fernandes Corrêa, com apoio do Diretor Adelson Knop e demais professores da escola.











Na sequência o Prof. Dr. Nilson Cesar Fraga, ministrou a palestra: 100 anos da GUERRA DO CONTESTADO - um Planalto de miséria em Santa Catarina.







Durante a palestra, Nilson abordou de forma crítica e até quem sabe severa,  todos os 'cenários', as 'cenas' e os 'atores' que vivenciaram a Guerra do Contestado, ocorrida entre os anos de 1912 a 1916.

Isso fez com que essa palestra, não fosse apenas uma exposição de fatos e fotos muito mais que isso, foi um gerador de reflexões sobre a origem da realidade atual do município de Bela Vista do Toldo assim como de toda a região e de novas interpretações sobre quem são verdadeiramente os nossos heróis, quais foram os dominados e os dominantes, os vencedores e os vencidos.

Minha interpretação é de que Nilson, busca a valorização do caboclo, homem verdadeiramente dessa terra e que por ela lutou. Os imigrantes advindos das 'europas', tiveram a grande frustração de chegar ao Brasil, fugindo de uma guerra, acreditando em promessas e sonhando com prosperidade e vim parar aqui, numa outra guerra. Essa de um povo miserável e abandonado que lutava contra os desmandos do governo para permanecer numa terra que nem era sua de fato, mas que era o seu chão. A Estes, juntaram-se os imigrantes e também lutaram e destes também muitos morreram.

Essa mistura de 'gentes', gente parda, branca e negra é que originou o povo belavistense de hoje. Povo de valor, de trabalho e de dignidade mas que ainda precisa aprender a buscar e a exigir seus direitos e acima de tudo, honrar seus antepassados com a atitude de jamais baixar a cabeça e ter de dizer 'amém' à novos desmandos.





Na sequencia a filmografia: OLHAR CONTESTADO desvendando os códigos de um conflito, mostrou entrevistas e comentários sobre os conflitos e algumas verdades sobre as fotos tiradas na época da guerra.



Endereço para reprodução: http://www.youtube.com/watch?v=FYSXN5YhHqA

Sobre os Fragmentos da Guerra do Contestado no território belavistense, palestrou a Prof. Ms Vanessa Maria Ludka, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. 






Vanessa apresentou os conflitos ocorridos durante a Guerra do Contestado no território belavistense e a sua visão sobre o município de Bela Vista do Toldo no ontem e no hoje, nos aspectos relacionados a urbanização, ao desenvolvimento e a cultura e mostrou através de fotos, objetos e  monumentos históricos que existiram e outros, ainda existentes no município e que devem ser preservados.



Sinto-me orgulhosa em comentar que em ambas as palestras, este blog foi citado pelos palestrantes como uma importante fonte de pesquisa sobre a história de Bela Vista do Toldo e digo ainda que muita coisa já tenho para publicar e muitas outras informações tenho em mente que devo buscar.




As apresentações desta noite, sendo a dança e as palestras foram filmadas, porém pelo tamanho do arquivo e por problemas técnicos não foi possível publicar neste local. Dessa forma, quem tiver interesse poderá solicitar uma cópia por e-mail, telefone da escola ou solicitando em comentários da postagem. Se conseguir, ainda estarei publicando essas filmagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário