A VIDA em COMUNIDADE


A VIDA EM COMUNIDADE E AS FORMAS DE RELACIONAMENTO 



Naquele tempo as famílias sempre se ajudavam.


Essa ajuda era feita principalmente através do troca-troca de produtos e/ou serviços. 


Para isso, muitas vezes programavam um "pixirum", quando todo mundo se reunia no mesmo dia para executar um determinado serviço (limpeza de capoeira, plantio, colheita, etc). 


As famílias mais abastadas sempre recebiam pessoas para morar em sua casa ou propriedade da família em troca da prestação de serviços. Esses serviços eram pagos apenas com mantimentos, pois dificilmente se usava dinheiro naquela época. 


Nas propriedades maiores existiam muitas casas para empregados, sendo que estes podiam vir sozinhos ou com toda a família para morar e trabalhar.


Porém, era mais comum e mais fácil dar hospedo para homem solteiro, pois quando era com a família, dava muita confusão entre a "mulherada" que ficavam em casa, cuidando dos afazeres domésticos mas que achavam tempo para as fofocas, enquanto os maridos estavam na roça. Essas confusões acabavam muitas vezes em brigas entre os homens, com ripas e facões, que podiam resultar até em morte. Além da presença de animais domésticos, como cachorros e gatos que infestavam a redondeza das casas de pulgas, sem contar piolhos e badernas da criançada. 


Também era muito comum as famílias se visitarem


Entre vizinhos a visita era facilitada, tomava-se um chimarrão, recebia-se algum hospedo e voltava embora.


Porém quando a intenção era visitar alguém que morava mais longe, a viagem tinha que ser a cavalo, em carroças, charrete e podia durar horas ou dias de viagem. Dependendo da distância, a visita era feita durante o mesmo dias e já retornavam para casa mas na maioria das vezes, era a família inteira que viajava e lá tinham que pernoitar ou então permanecer por vários dias. 


Devido a distância e as dificuldades encontradas na viagem paravam sempre no meio do caminho para descansar e se alimentar, para isso levavam de casa uma farofa de galinha socada no pilão que comiam com água ou chá (levado ou feito de plantas e árvores encontradas no local). Também podiam tomar chimarrão (aprendido com os índios) quando tinham a “chicolatera”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário