As CASAS



COMO AS CASAS ERAM CONSTRUÍDAS... 


As casas dos caboclos e dos de poucas posses eram toscos ranchos de madeira com chão de terra batida, feitas com madeira lascada e costaneiras e cobertas com esteira de taquaras. Sendo sempre, duas esteiras (uma em cima da outra) ou com palha de taquara, que com a fumaça do fogo de chão acabavam selando e não permitindo a entrada da chuva. 


As casas dos fazendeiros e dos mais ricos, primeiramente também eram de madeira lascadas, somente depois é que vieram as serrarias e as casas então foram feitas de tábuas. As casas eram sempre bem amplas e espaçosas e cobertas com 'tabuinhas'. Quem tinha casa coberta com 'tabuinha' era considerado rico e chique.

 A simples casa é IGREJA e ESCOLA - coberta com 'tabuinhas' de 1916. Imagem de propriedade de Ivo Kuchler.



Esta é a ESCOLA coberta com 'tabuinhas' de 1926.
Imagem de propriedade de Rosita Pereira Schimboski.



Paiol - coberto com 'tabuinhas' de 1942.
Imagem de propriedade de Angelina Damaso da Silveira dos Santos.



Depois de um tempo começaram a chegar telhas e tijolos que vinham de trem e eram transportadas até aqui. Primeiramente para fazer uma casa era usado o barro para colar os tijolos. 

As CASAS e COMÉRCIOS - de madeira mas já cobertas com telhas de 1960. Imagem de propriedade de Tereza Tyszka Borges (Nena).



No vilarejo existia ainda uma 'República' que era uma grande casa do patrão, dividida como hospedaria. Os 'camaradas' lá moravam e ganhavam a comida na mesa do patrão.





4 comentários:

  1. Parabéns Carla!
    Muito bom seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Prof. Ércio...
      Também agradeço à todas as outras pessoas que sempre contribuem com informações que posto neste blog.

      Excluir
  2. Excelente trabalho! Parabéns pela iniciativa! Achei interessante a foto da escola com o professor Manoel da Silva Quadros. Temos apenas uma foto dele. Vamos compartilhar. www.manoeldasilvaquadros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Agradeço pelos elogios.
    A intenção é registrar a história e compartilhar as informações com todos que têm interesse. Então fiquem a vontade em copiar a imagem do Prof. Manoel e dela fazer uso, pois por outros também foi cedida a mim.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir